Travessia Campo do Padres

Trata-se de uma caminhada de 4 dias e 3 pernoites com acantonamento em refúgios rústicos pela região conhecida por Campo dos Padres/Serra Catarinense, entre as cidades de Urubici e Bom Retiro.
O Campo dos Padres é uma imensa região acima dos mil metros de altitude, formado por montanhas, escarpas e cânions. Também é o berçário de importantes rios e diversas cachoeiras, como a do rio dos Bugres e as do rio Canoas.


Nessa atividade, passagem por campos naturais, matas de araucárias e campos úmidos conhecidos por turfeiras, de onde brotam as águas que formarão importantes rios da nossa região. A caminhada é, principalmente, por estradas antigas e desativadas, por onde um dia já escoou boa parte dos pinheiros, antiga fonte de riqueza da região, mas que agora servem para a condução da criação de gado e para a passagem de caminhantes aventureiros.


São aproximadamente 70 km de caminhada com grande desnível e acantonamentos em fazendas, com estrutura ou mais rústicas. Como durante a temporada de montanha, principalmente no inverno, a região apresenta temperaturas negativas, podendo chegar a -15°C com sensação térmica de -30°C, é imprescindível o uso de sacos de dormir e vestimentas que suportem tais temperaturas.

Matéria da Globo mostrando um pouco da região.

Ficou interessado, veja atividades guiadas na região: https://montesecaminhos.com.br/pacotes/trekking/