Será que você é cicloturista?

Você é um Ciclista.

Se você tem uma bike e pedala ao menos 1 vez por semana, já deve ser um apaixonado por estradões e pela descoberta novos lugares para pedalar ou chegar com a magrela. Com certeza já troca figurinhas, com uma galera que se identifica com suas aventuras, um colega de trabalho, esposa, namorado, irmão etc… Possível que já esteja na segunda bike, ou pensando no upgrade da sua. Sim você é ciclista.

Se você se identificou, porque já rodou uns bons “km” e já acumulou uma “altimetria” considerada com orgulho. Provavelmente isso foi em meio há paisagens, outras vezes pelas áreas urbanas, mas a ideia era rodar certo?

As fases.

E chegou naquela fase pedalar nos mesmos trechos ficou com cara ou se tornou um treino. Já não é aquela sensação de descoberta que prevalece, ela se junta com o desafio de conseguir pedalar uma boa distância. Tudo bem, todos ciclistas passam por isso.

Mas no fundo surge aquele desejo: eu quero mais! Ou porque já ouviu aquele amigo ou amiga que foi para tal lugar, já fez o circuito tal. Ou começou a prestar atenção ao mundo da bike e ouviu falar de alguém que viajou o mundo, completou um AUDAX, e por ai vai.

Dai lhe faço uma pergunta: Será que você é Cicloturista?

Vamos lá, se você usa a bike como disse acima, um ciclista você é com certeza! Mas você já usou a bike para viajar?

Opa, mas vamos entender o que é considerado viagem primeiro:

“1. Partir de um lugar para outro, relativamente afastado, deslocar-se para um local distante e andar em viagem

2.Transportar-se, ir a um outro lugar, percorrer determinada distância objetivando chegar, desligar-se de tudo, refletir, ficar intencionalmente inconsciente.

3.Também se entende como viagem todo um período de deslocamentos com estadias mais ou menos longas em alguns destinos.

Infopédia|dicionarioinformal|wikipedia

Estou vendo que vou arranjar encrenca!

Embora o termo Cicloturismo tenha-se popularizado nos últimos 12 anos, e seja amplamente usado, o verdadeiro cicloturista, se caracterizaria por, sair de um lugar A e chegar em B, seguido possivelmente de estadia e retornando a A.

Mas conceitualmente se você estivesse treinando e fizesse esse mesmo trajeto com objetivo de fazer o mais rápido possível, com uma estadia, também seria um cicloturista?

O Turista.

4 .Turista é um visitante (conhecido também como Sebarit) que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho (sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro) pernoitando nesse mesmo lugar. Já um excursionista é um visitante que, embora visite esse mesmo lugar, não pernoita. (wikipedia)

Transportar-se, ir a um outro lugar, percorrer determinada distância objetivando chegar; desligar-se de tudo, refletir, ficar intencionalmente inconsciente. (dicionarioinformal)

O que estou querendo dizer, é que o cicloturista  além de não ser um “cicloexcursionista” , pois ele pernoita no ponto distante da partida, é um espectador que contempla o caminho e seus detalhes e se colocando em um posição de experimentar lugares e contatos novos. Esse é o espírito do cicloturismo, e para isso é necessário fazer de forma confortável e com paciência.

Por isso nasceram no Brasil muitos destinos e roteiros, assim como muito circuitos e caminhos de cicloturismo estruturados.

Tudo isso nos leva lá para o começo, essa sua necessidade é a simples vocação do humano de querer descobrir um novo repertório de experiências e historias, isso nos faz melhor e mais felizes.

Surgem perguntas:

Você já chegou nessa fase de ter vontade de cicloturismo?

Se sim, você sabe qual tipo de Cicloturista você é? Guiado ou Auto guiado?

Por BOSS Montes&Caminhos