Parque Natural Braço Esquerdo

“Salve mochileiros de plantão! Buenas? Põe o café pra passar, que lá vem história!”

..esse é um esboço da experiência da visita do, não é um guia definitivo, e sim uma inspiração para um passeio fácil, sem grandes desafios e custos. Levamos amigos cariocas para conhecer primeira vez o Parque. Os detalhes de acesso, valores e cuidados, vou deixar para o final do post.

MOTIVAÇÕES

A escolha foi simples, estrutura, conforto, breves caminhos e uma experiência imersiva quase  instantânea.  O Parque oferece facilidades a todos os públicos, ele consegue em trilhas contadas em metros, isso.. são menos 150 m até as vias de escalada e cachoeira, e um mirante com bela vista. A experiência é uma introdução a aventuras maiores, qualquer um que deseja se conectar minimamente com a  grandiosidade da natureza. O segredo está em aprender a contemplar cada detalhe deste lugar.

Vista do Mirante do Parque para a Cidade de Corupá.

A sensação é de se estar em casa, muitas facilidades, dão uma boa sensação de segurança e relaxamento. Você percebe quando observa as pessoas que chegam ali, normalmente simpáticas motivadas pela  procura de um lugar mais tranquilo ou para atividade como a escalada em rocha, ou rapel.

SOBRE

Parque fica a cerca de 9,5km(20minutos) da BR-280 liga Jaraguá do Sul a São Bento do Sul.

ENTRADA VISITAÇÃO: R$ 10,00 | CAMPING: R$ 15,00  POR NOITE

Vista da sede do parque após a chegada ao estacionamentos.

QUER ACAMPAR ?

Barracas protegidas pela estrutura.

Essa é uma das atividades boas para se fazer no parque, que está entre os poucos campings da região do pé da serra do mar. É um dos lugares mais tranquilos e bem visitados, principalmente por escaladores, um pouco mais tranquilo e diferente da rota das cachoeiras(que não fizemos registro ainda) que tem um fluxo bem maior e é focado em uma grande trilha .

Os banheiros logo atrás da área das barraca e ao fundo a sede.
Você pode escolher.

TRILHA DA CACHOEIRA

Tá aí, rapidamente você já pode começar o passeio.

A entrada já inspira a passar um final de semana, barracas, tudo organizado, limpo. A mente se foca na transpiração do local, nossas preocupações ficam dentro do carro.

É uma progressiva sensação de liberdade, conexão com um mundo não tão artificial. As potencias da natureza já começam a ser percebidas pelo som da cachoeira a alguns metros, vista pelas janelas naturais.

Alguns bons pensamentos se conectam com sentimentos da estruturação de acesso a cachoeira.

Como um portal, a pedra do portal te convida a entrar em mundo cheio monumentos naturais, evocam histórias do local, da descoberta, de noção do tempo e espaço.

Grande pedras formam paredes negativas sobre a trilha.

O que vem a mente é o tamanho destas grande pedras sobrepostas, parecem colocadas ali  pelas grandiosas forças naturais que em algum momento do passado, soltaram do maciço de rochas esses blocos.

Visão de dentro do portal.
E entre declives e subidas, molduras naturais.

O SALTO

Banco e clareira como mirante para o salto

A chegada a cachoeira é um refresco mental, e físico pois as gotículas formam uma brisa geladinha em contraste ao calor do corpo gerado na trilha.

visão montada com varias fotos

Na Volta ao estacionamento ainda existem vários lugares para contemplação da rochas

ESCALADA

É impossível conseguir transmitir a grandiosidade desse bloco de pedra, ou detalhes do local. Mas os registros que fizemos tentam pegar algumas essenciais que fazem parte do clima do lugar.

CUIDADOS

Leve dinheiro, repelente, calçado fechado, calça comprida e boa vontade. Conservação sempre faz parte da mentalidade do aventureiro, então leve seu lixo embora, não deprede e fique sempre junto em grupo, principalmente com crianças.

Escalada Experimental

Experimente esse esporte de força e consciência corporal tentando subir uma via o mais alto possível com as dicas de um escalador experiente e os equipamentos necessários.


Escalada Experimental + Circuito de escalada 
Um dia todo de escalada. Você passará pelo muro de escalada artificial para as primeiras instruções, e por pelo menos dois locais de escalada diferentes, incluindo uma trilha. Uma atividade bem completa, um dia para superar seus limites e adentrar em um novo mundo. Essa atividade dura em torno de 6h. Traga um lanche para fazer na base das vias.

Cachoeirismo/Rapel na Cachoeira


Descida de 40 metros em rapel na majestosa cachoeira Braço Esquerdo. Uma experiência única que vai te molhar da cabeça aos pés. 

Passeio a Caverna

Conheça a linda Caverna da Fuga. Você entrará em uma caverna de 60 metros de extensão com água as vezes até a cintura e no final chegará em uma linda Cachoeira que desce por uma fenda até o interior. Uma experiência mágica. 

Trilhas guiadas


O que você gosta mesmo é de caminhar na natureza? Conheça mais profundamente a natureza ao redor do parque com um guia para trazer mais segurança.

         Trilha do Vale Perdido 

         Trilha do Mirante do Ernesto 

Curso de Escalada Esportiva 

Um curso completo para aqueles que estão iniciando ou querem iniciar no mundo da escalada. Aprenda as técnicas de escalada, equipamentos e como guiar e fazer a segurança. Um final de semana inteiro de aprendizados sobre a escalada na rocha com um profissional escalador e certificado na área. 

Turmas abrem algumas vezes por ano.

Para mais informações entre em contato.

Climbing Coach

Uma proposta exclusiva e focado para escaladores que desejam melhorar sua performance com objetivo final de encadenar alguma via específica do parque. O objetivo é buscado através de avaliação técnica, aprimoramento de repertório de movimentos, leitura da via, estratégias e melhora da postura mental. Instrução especializada do guia Daniel Casas. 

O Parque Natural Braço Esquerdo possui  uma infraestrutura com estacionamento, loja de conveniência, banheiros com chuveiros quentes, área de camping coberta além de oferece atividades como rapel e trilha guiada.