Período: 01/08/2021 até 31/08/2022

Tipo: Canoagem

Percurso: 12km Remada + 16Km Caminhada

Duração: 2 dias

Pernoite: Possivel, mas não inclusa

Nível: Fácil/Moderado

Comprar Galeria

 

*Valores ao final

A Guarda do Embaú é uma paradisíaca vila de pescadores situada a cerca de 46 quilômetros ao sul da Capital catarinense, Florianópolis. E trata-se de um destino que você não pode deixar de conhecer e apreciar as belezas naturais deste cantinho do paraíso.

Nosso roteiro vai levar você a conhecer este lugar encantador por terra e águas através de uma linda caminhada em forma de circuito, deixando a Guarda, passando pela Praia de Cima da Pinheira, seguindo por trilha, cruzando praias desertas e chegando novamente á Guarda do Embaú por sobre seu famoso costão norte, onde, você terá um visual incrível de uma das mais belas praias do Brasil e do mundo!

De cima deste costão, você avistará o Rio da Madre, um rio a beira mar. O Rio da Madre é um rio que nasce na Serra do Tabuleiro e desemboca de encontro ao oceano na praia da Guarda. Praia esta que se tornou uma “surf city” após ser “descoberta” por surfistas e hippies nos anos 70 e em 2016, foi aprovada oficialmente como 9ª Reserva Mundial de Surf e a 1ª do Brasil pelo Conselho Visional das Reservas Mundiais de Surf (WSR).

Paralelo ao poder das ondas está a tranqüilidade do leito das águas deste rio que acaba por proporcionar uma excelente condição de canoagem em águas calmas. Um lugar perfeito para iniciantes vivenciar uma experiência única em um paraíso natural do sul do Brasil acompanhado de experientes profissionais que conhecem os cantos e encantos desse paraíso a mais de 15 anos!


CULTURA LOCAL: Conforme informações baseadas em moradores nativos da região o nome Guarda do Embaú surgiu devido aos fatos de que séculos atrás, naufragou um navio pirata que navegava pela região. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-los “guardados em baús” nessa costa. Também existem relatos que os jesuítas enterravam tesouros em baús nas praias durante a Guerra dos Farrapos. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que haviam tesouros enterrados guardados em baús na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade. Sua cultura é baseada na pesca artesanal e do surfe, tanto que, em 2016, a Guarda do Embaú recebeu o Título de Reserva Mundial do Surf pela ONG norte americana Save The Waves. Trata-se da 9ª praia do mundo a receber essa intitulação e a 1ª no Brasil!

ATRATIVO NATURAIS:

A região faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área ambiental protegida com uma área de mais de 87.000 hectares de floresta com preservação permanente. Entre seus rios está o Rio da Madre, além de córregos e mata nativa dando a você as boas-vindas todos os dias, com a brisa revigorante das árvores, o canto dos pássaros e o perfume da mata. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação do Estado de Santa Catarina, com uma extensão de 87.405 hectares que abrangem áreas de nove municípios, entre eles Palhoça. A região do Rio da Madre está situada em uma área coberta pela Mata Atlântica e destaca-se um micro clima e uma eco região terrestre considerada pelo estudo do Banco Mundial de máxima prioridade regional para a conservação.


Percursos

OPÇÃO 1 – Remada sentido vila da Gamboa pelos canais centrais do rio. Leve caminhada cruzando a duna até o mar com um lindo visual e outra perspectiva do lugar. Retorno com possibilidade de parada na praia principal e foz do rio no início ou no fim desta atividade. (8 a 12km / 4 a 5h)

OPÇÃO 2 – Com o objetivo de chegar a Lagoa do Ribeirão Grande passando por alguns canais do rio ou não. (16km – 5 a 6h)

OPÇÃO 3 – Com o objetivo de subir o rio sinuosamente, cruzando a BR101, explorar a área e retorno. (25km – 6 a 8h)

OPÇÃO 4 – Remadas mais curtas aproveitando os canais do rio, vila da Gamboa e praia principal na intenção de tornar a atividade ainda mais recreativa e leve.

*Distâncias, percursos e tempo da atividade pode variar conforme a resistência física e experiência do grupo em geral.


Pré-Requisitos

+ Condicionamento físico e de saúde compatíveis com a atividade a ser praticada: Espera-se bom preparo físico, mas não é pré-requisito.

+ Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Cada um deve estar ciente que são responsáveis por eles mesmos e por outros membros do grupo nas regiões mais selvagens e arredores dos acampamentos.

O QUE ESTÁ INCLUSO:

-Água Mineral Potável

-Condutor Líder e Condutor Auxiliar/ Cozinheiro para grupos acima de 04 pessoas

-Seguro Atividade de Aventura

-02 Box Lanche para alimentação durante as atividades (1 Sanduiche, Agua Mineral, 2 Barral de Cereal e 2 Paçocas)

-Caiaques Oceânicos Turismo com leme e de uso individual

-Equipamentos de Remada: Remos + Coletes Flutuadores + Saia + Calçados de Neoprene

-Equipamentos de segurançaPrimeiros Socorros / Rádio VHF / Rastreador via satélite SPOT

-Todo equipamento de cozinha do grupo

-Todos os utensílios pessoais e individuais de cozinha: Pote, caneca e talheres.


INVESTIMENTO:

Básico

690 por pessoa

-Pacote Trekking + Canoagem na Guarda do Embaú

Plus (+POPULAR)

890 por pessoa

-Pacote Trekking + Canoagem na Guarda do Embaú

+02 Diárias de Camping

+Café da Manhã de Sábado e Domingo

+Jantar de Sábado

+Kit com Talheres, Copo e Prato

+Barraca, Saco de Dormir e Isolante

+Serviço de Cozinha Completo

Premium

______ por pessoa

Pacote Trekking + Canoagem na Guarda do Embaú

+02 Diárias em Quarto Duplo

+Café da Manhã de Sábado e Domingo


O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO:

  • Pernoites (Precisa ser contratado separadamente – veja aqui nossas indicações)
  • Alimentações (Café da Manhã e Jantar)
  • Vestuário pessoal – Venha preparado para se molhar, para o calor, para o frio, chuva e sol!

COMO CHEGAR:

Carro

O acesso é feito pela rodovia BR-101. Para quem vem do Norte a Guarda fica 50 km após Florianópolis. Para quem vem do Sul o acesso está cerca de 40 km após Imbituba. Para ambos, utilize o acesso pelo novo viaduto indicando: Guarda do Embaú / Pinheira.

Ônibus

A empresa que faz a linha Florianópolis/Palhoça (Guarda) é a Paulotur, que sai do Terminal Central de Florianópolis, próximo à rodoviária. Os horários variam das 7h às 20h20. O telefone da Paulotur é o (48) 3244-2777.

Avião

A melhor opção é pegar um avião até Florianópolis e continuar a viagem de uber, táxi ou ônibus. O aeroporto de Florianópolis possui opções de vôos para diversas cidades Brasileiras.

Distâncias

  • Florianópolis 50 Km
  • Curitiba 350 Km
  • São Paulo 780 Km
  • Rio de Janeiro 1.114 Km