Período: 11/09/2022 até 14/09/2022

Tipo: Acampamento, Trekking, Travessias, Urubici

Percurso: 45km

Altimetria: 1500

Duração: 4 dias caminhada

Pernoite: 03 refugios + 01 Pousada

Nível: Médio

Ficha de Inscrição Galeria

 

Descrição

A Travessia do Campo dos Padres na Serra Geral de Santa Catarina é uma das mais clássicas e belas do Sul do Brasil. Consiste em caminhada de 4 dias, iniciando pela  região conhecida como Campo dos Padres e juntando-se ao Espraiado, o que a torna um produto EXCLUSIVO do mercado. Por ser uma região totalmente natural há pouca infraestrutura e contato com a comunidade local, agregando uma experiência verdadeira da Serra Catarinense.

São 45km de caminhada aproximadamente, partindo da região do Rio dos Bugres com seu término na pedra da Águia, passando pelo platô do Campo dos Padres, pelas bordas da Serra e Altos do Espraiado e saindo pela incrível Borda Sul do Cânion Espraiado.

INVESTIMENTO POR PESSOA: R$ 1890,00

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • -Condutor (Líder de grupo)
  • -Auxiliar/Cozinheiro
  • -Permissão de acesso ás áreas privadas
  • -Todos os utensílios de cozinha pessoal e de grupo
  • -Alimentação: 04 Cafés da Manhã + 04 Lanche Quente “pré janta” + 03 Jantar – Alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • -Deslocamento da pousada até início do percurso e ao final do percurso novamente para a hospedagem
  • -Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • -Seguro específico para atividades de aventura
  • -Equipamentos de Segurança: Primeiros Socorros / Rádio VHF Rastreador Via Satélite SPOT 

NÃO INCLUI:

  • -Transporte de ida e retorno até Urubuci/SC
  • -Vestuário e equipamentos pessoais
  • -Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • -Tratamento Médico
  • -Qualquer custo de resgate
  • -Outras despesas não especificadas no que está incluso

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

UrubiciA região de Urubici é um lugar como poucos no Brasil. Uma terra presenteada pela natureza e dotada de fenômenos naturais que só se vê por lá, como por exemplo, as mais baixas temperaturas do país, fortes geadas e também, a neve! O município de Urubici está 918m.a.n.m. e por um de seus principais pontos turísticos, o Morro da Igreja com 1.822m se torna o povoado mais alto do Brasil, tendo como plano de fundo as belas paisagens serranas do planalto catarinense.

Serra Geral de Santa Catarina – Uma formação rochosa que se origina no Paraguay, se estendendo pelos países vizinhos Uruguai e Argentina e faz um corte em diagonal até o estado do PR. Esta Serra divide o litoral catarinense do oeste do estado e corta também, em sentindo diagonal o estado do Rio Grande do Sul. As Serras catarinense e gaúcha são partes integrantes dessa cadeia montanhosa repleta de formações originadas a partir de intensas atividades vulcânicas que ocorreram há milhões de anos. Destas atividades, teria origem o Planalto Sul-Brasileiro, de vegetação heterogênea e palco de diversas nascentes de rios cristalinos, como o Canoas. Há mais de 60 cânions em todo seu terreno, destacando-se os gaúchos Malacara e Fortaleza e é claro, o Espraiado.  

Vale do Rio Canoas (950m.a.n.m.) – Nosso ponto de encontro e local de partida desta fascinante caminhada será às margens do Rio Canoas (990 m.a.n.m.), importante rio que corta um belo vale de araucárias nos confins de Urubici, um lugar esplêndido, com paisagens incríveis. Lugar escolhido, inclusive, para filmagens do comercial do perfume Davidoff Adventure, com o ator escocês Ewan McGreggor, elegido uma das melhores estrelas do cinema de 1997 – veja comercial em https://www.youtube.com/watch?v=Np7ZkC8vW3U – A partir dali, se dá início nossa caminhada por estrada vale adentro rumo às bordas da Serra Geral a cerca de 1.460 m.a.n.m.

Cânion do Espraiado 1.877m – Um vale vale profundo de encostas íngremes e verticais tornam o Cânion do Espraiado, ao sul do Campo dos Padres, um dos lugares naturais mais bonitos do Brasil! Trecho da Serra Geral que vem sendo indicada para vir a se tornar um novo Parque Nacional catarinense. Devido a sua magnífica formação escarpada e a sua cachoeira principal com cerca de 90 metros de queda, o Espraiado é sem dúvida um dos principais atrativos de Urubici e o destino mais procurado pelos amantes das caminhadas em lugares de grande beleza cênica. Lugar que conserva alguns bosques e florestas de araucárias e rica e variada fauna ainda presente, com destaque para a “casa do Puma”, também conhecido como Leão Baio ou Puma Americano/Concolor.