Melhor estação para Cicloturismo Vale Europeu e Região?

Onde fica Vale Europeu.

A região conhecida com Vale Europeu no Norte de Santa Catarina é muito procurada por aventureiros, Cicloturistas e Peregrinos, além que existem vários circuitos e caminhos voltados para o ecoturismo na região. Alguns perguntam, como é o clima, qual melhor época para vir pedalar, fazer peregrinação ou ecoturismo na região?


Para ajudar na escolha, vamos explanar forma rápida os detalhes da região e recorremos a algumas boas dicas do nosso amigo Maicon Mohr, experiente turismologo e um grande ator no receptivo do Vale Europeu.

Pedalando com clima mais frio.

Estações não tão bem definidas.

INVERNO | 21 de Junho a 23 de Setembro |

Período interessante, para pedalar, embora pois temos o frio. Para alguns visitantes de regiões mais quentes como Rio de Janeiro, Cuiabá normalmente tem um pouco mais de dificuldade de pedalar com o frio. Mas frio é legal no pedal, pois pela manhã há aquele frescor, conforme o cicloturista ou peregrino vai desenvolvendo atividade vai descascando as camadas de vestimentas podem ir sendo tiradas. Vai saindo corta vento, manguito, pernito aos poucos está de bermuda e camiseta fazendo confortável a atividade.

Nas regiões da parte alta da Serra do Mar, frio predomina mais que na regiões do baixo vale.

: : Características: Inverno no sul chama atenção pelo céu azul, clima agradável ao sol, nevoeiros charmosos e pedida por um aconchego ao fogo e na gastronomia.

: : CHUVAS: Menor volume de chuvas.

: : TEMPERATURAS: Predominância do Frio pelas manhãs, médias a tarde.


PRIMAVERA | 23 Setembro a 21 de Dezembro |

Período muito belo, flora e fauna começam a retomar crescimento e migrações, embora chuva historicamente predominem durante o dia.

: : Características: A primavera no sul a atenção fica pela beleza, cores, sol e umidade.

: : CHUVAS: Maior volume de chuvas durante os dias.

: : TEMPERATURAS: Reguladas sem grandes extremos, frescor amanhecer e anoite.


VERÃO | 21 Dezembro a 21 de Março |

Verão Pleno, destaque fica para o maior volume de chuva, principalmente para as tempestades de verão, normalmente ao final das tarde. Mas vale lembrar que as atividade de ecoturismo que tem duração maior, como cicloturismo e caminhadas, sempre começam nas primeiras horas da manhã, tendo muito menos probabilidade de pegar as “trovoadas de fim de tarde”.

: : Características: O Verão no sul característico amanhecer muito cedo, com dias longos que junto ao calor pede sempre um frescor nos pontos de banho e bebidas.

: : CHUVAS: Maior volume no final do dia, com trovoadas.

: : TEMPERATURAS: Manhas de médias indo aos extremos durante meio dia e anoites amenas.


OUTONO | 21 Março a 21 de Junho |

 Temperaturas agradáveis, muito próximo a primavera onde há pouquíssima probabilidade de temperaturas extremas, grande vantagem em seu auge predomínio de estiagens.

: : Características: Outono no sul tem beleza por tons pasteis, uma luz solar agradável com baixa umidade.

: : CHUVAS: Menor volume de chuvas durante os dias.

: : TEMPERATURAS: Reguladas sem grandes extremos, frescor amanhecer e anoite.


Você se conhecer bem na atividade de ecoturismo escolhida, cada época e região favorecem as características de cada estação sendo trekking, cicloturismo, hafting, canoagem, travessias ou montanhismo. Tire tempo faça uma boa analise, pois cada conjunto de características das estações apresentam ainda uma conexão com o receptivo e culturas locais e gastronomia. Planeje bem sua atividade, leve em consideração a segurança, equipamentos, companheiros aptidões físicas, mas não deixe de se preparar também para ser bem recebido independente de datas, pois o sul é lindo em todas as épocas.

Conheça as atividades que estão disponíveis e suas devidas datas e itinerários PACOTES

https://www.climatempo.com.br/climatologia/2070/timbo-sc