Cicloturismo

O que você vai encontrar aqui sobre cicloturismo.

Conceito | Modalidades | Circuitos | VIDEOS


O que é Cicloturismo.

CONCEITO: CICLO se faz de bike e TURISMO de viagem. Sim, poderíamos dizer uma “cicloviagem”.Veja os 4 pontos que ajudam a identificar quando se está praticando cicloturismo.

1|| Percorrer longas distâncias de bicicleta, possível mínimo de 30km por dia.

2|| Pedalada de forma a conhecer os caminhos, curtindo em um ritmo contemplativo e até explorar pontos ao longo do percurso. Diferente de um treino.

3|| Caracterizando uma viagem com hospedagem no mínimo 2 dias pedalando ponto A-B, com um pernoite no meio.

4|| Estabelecer uma relação de interação com o local visitado, com objetivo permanecer hospedado, experienciando detalhes da região.

 A soma de no mínimo estes 4 itens vão caracterizar cicloturismo. (BLOG: sou cicloturista?)


MODALIDADES DE CICLOTURISMO

As 4 maneiras diferentes.

1-Autossuficiente é feita da maneira mais antiga, mais comum ser autoguiada. São chamados os cicloturistas raízes, não precisam seguir regras de itinerário, nem de prazo, carregam alforjes com seus suprimentos e barracas, podem usar estruturas de camping ou o que acharem. Modalidade comum em viajantes solos pela América Latina e mundo.

Objetivo de experiência: é uma aventura de perrengues, descobertas e autoconhecimento.

Dificuldades: muita pesquisa e planejamento, disponibilidade de tempo, recursos, equipamentos, bike, preparação psicológica e física, alguns conhecimentos técnicos.


2 – Autoguiado Ainda que parecido com modo tradicional nesse modo, podendo seguir um roteiro próprio ou circuito, o cicloturista faz uso de hospedagens locais no caso de não querer acampar, mesmo que ainda levando itens pessoais em bikepacking ou alforges na sua bike.

Objetivo de experiencia: uma aventura com boa pitada de perrengue, mas com banho quente.

Dificuldades: começa na breve de pesquisa e planejamento, alguns recursos, bike e equipamentos próprios para bags, preparação física e técnica.


3 – Semiguiado, é onde o cicloturista se utiliza infraestrutura e itinerário pre determinado, onde se guia pelo GPX e placas de um circuito de cicloturismo, segue em ambiente controlado.  Usa serviços locais de traslado de bagagens e as hospedagens locais, pois nesse caso não é usado Alforge para carregar suas próprias bagagens.

Objetivo de experiência: uma aventura controlada, mas com banho quente.

Dificuldades: começa na breve de pesquisa e planejamento, alguns recursos e equipamentos próprio, preparação física e técnica.


4 – Guiado, é onde o cicloturista segue com uma equipe dedicada a experiência dele, só vai se preocupar em curtir o circuito de cicloturismo. Segue sendo guiado por condutor, acompanhado veículo com transbikes em um ambiente controlado e assegurado, tendo muitos confortos durante o trajeto, como alimento e hidratação.  Usa serviços locais de traslado de bagagens e as hospedagens locais já reservadas. Podendo até mesmo efetuar locação de bikes em alguns circuitos.

Objetivo de experiência: uma aventura focada na experiência em pedalar totalmente confortável e controlada.

Dificuldades: reservar tempo, recursos básicos pessoais, ideal bike própria, alguma preparação física e técnica em alguns circuitos.

Ficou interessado em saber mais veja os descritivos dos serviços incluídos em pacotes de cicloturismo guiados.


Alguns circuitos são bem famosos por oferecer muitas experiências, veja a seguir alguns!

CIRCUITOS DE CICLOTURISMO

Veja alguns dos Circuitos de Cicloturismo que promovemos.

VALE EUROPEU Circuito criado a mais de 15 anos, é um roteiro considerado fácil e seguro, a região marcante sua colonização europeia atrai atenção ciclistas de todo Brasil, se destaca por conduzir por belas estradas que cruzam vilas rurais, arquitetura enxaimel, gastronomia típica e muitos cenários naturais entre serras e vales.

Percurso total: 300km(média 40 dia)  
Elevação acumulada: 4700m  
Duração: 7 dias | 8 Pernoites  
Dificuldade: Fácil/Moderada


VALE DOS ENCANTOS Circuito criado em 2019, está dividido em dois setores SERRA E MAR. Trajeto SERRA começa no Vale do Itapocu, região urbanizada da cidade que se destaca a nível nacional por seu índice de segurança e qualidade de vida. O contraste é a palavra-chave deste circuito, tanto entre as paisagem quanto a relação da cidade com meio rural. Grandes paredões, picos e montes se destacam com pano de fundo de grandes plantações de arroz e grandes áreas de Mata Atlântica, criando um cenário único para o cicloturista. O trecho Serra ainda se destaca por cruzar por dois outros circuitos da região, Vale Europeu e Circuito das Araucárias.

Percurso total: 297km(SERRA)  | 236km(MAR)
Elevação acumulada: 5005m (S)| 3667m(M) 
Duração: 6 dias | 7 Pernoites  
Dificuldade: Moderada/Difícil


CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS Circuito criado em 2012, é um roteiro desafiador uma das mais acumuladas altimetrias na região, leva cicloturista desde planalto norte de Santa Catarina em direção Serra do mar, passando pela Mata Atlântica, em regiões de muitas cachoeiras e cumes. Passa florestas de pinheiros, e Araucárias. Se destaca por ser mais rústico e atrai atenção ciclistas que procuram uma aventura entre regiões remotas e pequenas cidades.

Percurso total: 250km(média 40 dia)  
Elevação acumulada: 6270m  
Duração: 5 dias | 6 Pernoites  
Dificuldade: Moderada/Difícil


Onde se localizam esses 3 Circuitos

O norte do estado de SANTA CATARINA se destaca pelo seus circuitos de cicloturismo, com roteiros idealizados e estruturados para receber ciclistas do mundo inteiro.

Norte do estado de Santa Catarina, se assim, com acesso facilitado por rodovias estaduais ou federais (BR-470 e BR-101), por aeroportos (Navegantes, Joinville, Florianópolis e Curitiba) e até por portos (Itajaí e São Francisco do Sul).

-Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola: de Joinville | 55km do Circuito.

 –Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder : de Navegantes | 85km do Circuito.

-Aeroporto Internacional Afonso Pena: São José do Pinhais; CURITIBA | 150km do Circuito.

-Aeroporto Internacional Hercílio Luz: Florianópolis | 200km do Circuito.


ALGUMAS VÍDEOS DESSES CIRCUITOS